Vicentina Qualidade de Vida para Terceira Idade, Festival do Minuto, Música no Parque com RudeDog Ska Ensemble

PROGRAMAÇÃO SEMANAL PARQUE VICENTINA ARANHA
Vicentina Qualidade de Vida para Terceira Idade, Festival do Minuto, Música no Parque com RudeDog Ska Ensemble e mais!

O projeto Vicentina Qualidade de Vida dedica duas atividades à terceira idade nesta quinta-feira (25) a partir das 09h30. A programação começa com uma palestra sobre os Mitos e Estereótipos do Envelhecimento, conduzida pelas gerontologas graduadas pela Universidade de São Paulo (USP), Carolina Godoy e Jéssica Galdino. O encontro busca desmistificara velhice e o processo de envelhecimento, entender mais sobre cada conceito e refletir sobre o envelhecimento saudável. O objetivo é criar um espaço de aprendizagem, troca de experiências e auto-avaliação para pessoas interessas nessa temática.

Logo após a palestra às 11h, o Parque realizará o segundo encontro Terceira Idade na Rede Social com Jovens Tutores, onde jovens atuam como tutores da terceira idade no mundo da tecnologia. Como tirar uma boa self e postar nas redes sociais? O que postar e o que não postar? Quem viu, quem curtiu e como seguir o que realmente me interessa? Mais do que simples encontros, a atividade é uma oportunidade de troca. Há uma reciprocidade nos papeis: os jovens poderão ensinar aos mais velhos a acompanharem o ritmo das novas tecnologias, mas também irão aprender com diferentes experiências de vida. Em parceria com os alunos do Colégio Alpha Lúmen, serão exploradas as descobertas feitas em conjunto, onde a interação entre gerações poderá ser capaz de marcar a memória de todos os participantes.

Ainda na quinta-feira (25) às 19h, o Parque Vicentina Aranha recebe o Festival do Minuto 2017. Selecionado como um dos pontos nacionais de exibição, o Cinema do Parque recebe uma seleção especial de vídeos com um dos temas principais do ano passado, uma Mostra Animação Infantojuvenil com animações lúdicas voltadas para o público mais novo do festival. Colagem, 3D e stop motion estão entre as técnicas utilizadas na seleção destinada ao Vicentina. Criado no Brasil em 1991, o Festival do Minuto inspirou a criação de festivais do minuto em mais de 50 países. Desde sua criação, o evento já recebeu cerca de 50 mil vídeos minutos dos 4 cantos do planeta. O Festival é exibido mais de 100 cidades brasileiras, com os melhores vídeos do ano anterior.

A Associação da Pedagogia de Emergência e o Núcleo Viva Paz realizam na sexta-feira (26) a partir das 08h30, uma importante Oficina de Pedagogia de Emergência: da crise à chance. A programação começa com um diálogo sobre Origem da pedagogia de emergência, Psicotraumatologia das 08h30 às 10h; seguido de uma Oficina de Aquarela e Trabalhos Manuais às 10h30; finalizando às 11h15 com Partilha da intervenção no Equador, Instituição como local seguro e Da crise à chance. No Brasil, a Associação trabalha para transformar a vida de crianças e jovens traumatizados por situações extremas. Atua na cicatrização dessas feridas, por meio do brincar, da arte, da narração de histórias e de muitos outros recursos terapêuticos ampliados pela antroposofia. A atividade contará com os facilitadores Adriana Peniche, cofundadora da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, educadora social, pedagoga Waldorf, terapeuta de recursos especiais na pedagogia Waldorf; e Paulo Roberto Vicente, cofundador e membro da coordenação pedagógica da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil. Orientador Pedagógico, mediador organizacional e gestor de projetos de investimento social-privado com ênfase em antroposofia e pedagogia Waldorf.

As atividades do projeto Vicentina Qualidade de Vida começam cedo no sábado (27). Às 07h30, o Parque oferece um Treinamento: Caminha e Corrida destinado especialmente às pessoas que praticam corridas e/ ou caminhadas. Mesmo consideradas atividades fáceis de praticar e excelentes para a saúde, alguns cuidados são necessários.  A proposta é preparar os músculos para o treinamento mais intenso com exercícios funcionais, posturais e de alongamento.  Além de aprender o gesto técnico correto da caminhada e da corrida, os praticantes também aprenderão a fazer a monitoração da frequência cardíaca para dosar adequadamente a intensidade do exercício.

Às 08h30 (27) têm uma Prática de Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, seguida de um Treinamento Físico Integrado às 09h30, uma aula aberta utilizando kettlebell como ferramenta principal. Serão feitos aquecimentos dinâmicos e ativações neurais como preparação para a atividade principal. Serão realizadas avaliações de movimento e, baseado nos resultados dos testes, serão ensinados alguns exercícios adequados a cada nível.

No domingo (28), além das tradicionais Feira de Artesanato Mãos e Arte e Feira Agroecológica das 09h às 13h30, o projeto Música no Parque recebe às 10h30 a banda RudeDog Ska Ensemble tocando o melhor do Ska. Criar releituras musicais é uma característica do Ska desde os seus primórdios e a banda vem ao Parque Vicentina Aranha com essa proposta em versões que valorizam a música jamaicana e exploram a musicalidade rica do gênero caribenho, em especial seu flerte com a Música Brasileira. O Ska é um estilo visceral e dançante, que traz a mistura de ritmo tropicais como o mento, calipso, blues, rock e o jazz.

SERVIÇO

CURSOS E OFICINAS
TERCEIRA IDADE NA REDE SOCIAL COM JOVENS TUTORES
Datas: 25/05 | Quinta-feira
Horário: 11h
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Apoio: Colégio Alpha Lúmen
Entrada Franca.

PALESTRA: MITOS E ESTEREÓTIPOS DO ENVELHECIMENTO

Data: 25/05 | Quinta-feira

Horário: 09h30

Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Parcerias: GerAatividade e Café na Horta
Entrada Franca.

FESTIVAL DO MINUTO

Data: 25/05 | Quinta-feira
Horário: 19h | Duração: 20min
Classificação: Livre
Entrada Franca.

OFICINA DE PEDAGOGIA DE EMERGÊNCIA: DA CRISE À CHANCE

Data: 26/05 | Sexta-feira
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Realização: Núcleo Viva Paz e Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil
Entrada Franca.

TREINAMENTO CAMINHADA E CORRIDA

Data: 27|05 – Sábado
Horário: 07h30
Local: Quiosque Cia Paulista
Parceria: Cia. Athletica Unidade São José dos Campos
Entrada Franca.

ARTES CORPORAIS DA MEDICINA CHINESA

Data: Quintas e sábados
Horário: 08h30 as 09h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Parceria: PRÁXIS – Estudo e Prática das Artes Corporais Terapêuticas Chinesas
Entrada Franca.

TREINAMENTO FÍSICO INTEGRADO

Data: 27/05 | Sábado
Horário: 09h30
Local: Quiosque Cia Paulista
Parceria: Equipe 3
Entrada Franca.

MÚSICA NO PARQUE
SKA E O FLERTE COM A MÚSICA BRASILEIRA, COM RUDEDOG SKA ENSEMBLE

Data: 28/05 | Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

FEIRA DE ARTESANATO MÃOS E ARTE | FEIRA AGROECOLÓGICA


Todos os domingos.
Horário: 09h às 13h30.
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.
O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP

Telefone: 12 3911-7090 | Instagram: @Parque_Vicentina | Spotify: Parque_Vicentina

www.facebook.com/parquevicentinaaranha

www.pqvicentinaaranha.org.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *