Desafio do terceiro milênio à mulher: construa o seu cartão de visita!

É muito importante que as mulheres líderes, de acordo com o interesse pessoal de cada uma, participem desta verdadeira maratona olímpica denominada Terceiro Milênio. Trazer algumas coordenadas, indicações concretas para facilitar uma competente e efetiva liderança histórica das mulheres dialogando com você, leitora, é o meu objetivo.

Muitas vezes o nosso erro como mulheres é partir do pressuposto de sermos inferiores, porém, o estilo de feminilidade baseado em uma frustração histórica, social e econômica realmente não nos levará ao sucesso.  Não nos convém negar-nos, repetidamente, com base a perdas no passado.

Ocorre ter clareza da própria posição sem perda de tempo. A partir disso, pensar continuamente ao próprio interesse e desenvolvimento pessoal, tendo a coragem de experimentar aquilo que parece o melhor no momento e depois verificar a cada dia, mudando o rumo quando necessário for.

A natureza dotou as mulheres de uma energia explosiva e vencedora, porém, não raro, sentimo-nos divididas, ambivalentes quanto às nossas atividades como mulher, mãe, empreendedora. Nos parece difícil exercitarmos um egoísmo vital constante de modo a desenvolver estratégias para a realização pessoal, satisfação do próprio viver e do próprio fazer profissional.

São passagens técnicas: algumas ações nos convém, outras não nos convém. É uma questão de escolha. As leis hoje nos são favoráveis, tudo depende de onde queremos chegar e do esforço que estamos dispostas a empreender. Quando desejamos algo é necessário que saibamos agir de modo a conquista-lo com decisão e competência competitiva.

* por Alice Schuch, palestrante, escritora e pesquisadora do universo feminino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *