|
O edifício ocupado pela Coletoria Estadual tem sua origem na proposta de construção de um novo prédio para o fórum, que foi lançada em 1923, tendo sido inaugurado apenas em 1936. Em 1940, era uma construção moderna em estilo art-deco e fator de embelezamento da Praça Afonso Pena. Desde 1979 é ocupado pela Coletoria Estadual e pelo Posto Fiscal do Estado de São Paulo.
O edifício possui obras do artista plástico taubateano Anderson Fabiano (1926 - 1979), constituídas por um painel, quatro pinturas à óleo e um esboço, todas de 1974. Anderson Fabiano frequentou cursos de pintura e desenho em escolas de renome, tais como a Escola do Povo (fundada por Portinari, RJ) e Escola de Belas Artes (RJ), além de ter realizado Curso de Mural com Tomaz Santa Rosa, entre outros. Destacado artista plástico e professor de pintura do Vale do Paraíba, há várias obras de sua autoria nestas cidades e em outros dezesseis países.
O edifício é preservado pela Lei Municipal n 4633/94, de 26 de outubro de 1994, como Elemento de Preservação Nível 2 (EP-2). |

Coletoria Estadual
Foto tirada em Julho/96
Por Plácido Cali

Coletoria Estadual
Foto tirada em Julho/96
Por Plácido Cali |